domingo, 15 de maio de 2011

A Gênese da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - by Levi Freire Jr



Uma ordem dos advogados já existia na Roma antiga, no segundo consulado de Justino Augusto. Em Portugal as Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas, conferiram organização à profissão de advogado impondo princípios caros à advocacia como a probidade e o sigilo profissional.  Assim nos ensina AMARAL, Luiz. A Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. 3ªed. São Paulo: Atlas, 2008.

No Brasil, esta importante instituição tem sua gênese ainda no império com a criação do IAB, Instituto dos Advogados Brasileiros, em 1843, tal instituto surgiu alguns anos após a criação dos cursos jurídicos como veremos a diante.  


O IAB foi um mediador para a criação da OAB,  teve o escopo de proteção da profissão e principalmente o de organizar e disciplinar o exercício da atividade,  desta maneira impedindo que profissionais desabilitados ou não capacitados viessem a lesar os interesses de seus constituintes.  

No Século XIX, surgem no Brasil os primeiros cursos jurídicos para ingressar em tais cursos os candidatos deveriam ter quinze anos completos e serem aprovados nos exames de retórica, gramática latina, língua francesa, filosofia racional e moral, e geometria.

Em 1827, é instalado em São Paulo o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais no Convento de São Francisco, no mesmo ano, no Convento São Bento, na cidade do Recife é instalado o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais.


Convento de São Francisco

Nos anos de 1904, 1911 e 1915, já na República Brasileira, foram realizadas tentativas a fim de criar uma Ordem dos Advogados, entretanto, sem êxito.

Convento São Bento

Segundo Cássio D’ Ávila Araújo, com o advento das liberdades civis estimuladas por diversos eventos como a politização da classe média, a crise da cafeicultura gerada pela queda da bolsa de New York em 1929, o fortalecimento da imprensa, o crescimento industrial, a massificação da classe operária, o desgaste das disputas da elite oligárquica brasileira e o indicativo de fim da política do café-com-leite, levaram o povo a pleitear eleições livres surgindo a Aliança Liberal, formada por profissionais liberais e jovens políticos, a exemplo de Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, Flores da Cunha, Lindolfo Collor e Francisco Campos, entre outros, a qual viria a tomar o poder em 1930, em episódio que ficou conhecido historicamente como Revolução de 30.

1930

 
Em 18 de novembro de 1930 foi aprovado o Decreto n°19.408 que autorizava a criação da Ordem dos Advogados do Brasil. Logo após sua criação, o presidente do IAB, Levi Carneiro, nomeou comissão para elaboração do anteprojeto do Regulamento da OAB.


A OAB cumpre seu papel na defesa da constituição e justiça brasileira, seja na luta pelos direitos humanos ou na defesa da cidadania e da democracia.

“O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”(Art. 133 da Constituição Federal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...