quarta-feira, 21 de março de 2012

CLIC inicia atividades de 2012


Por Lívea Colares
Fotos de Ana Carolina Almeida e Lívea Colares


Cerca de 60 pessoas lotaram o espaço Benedito Nunes na Livraria Saraiva na Cidade de Belém do Pará, no 1º Pré-CLIC de 2012


Na noite desta terça-feira (13/03), o espaço Benedito Nunes, na Livraria Saraiva, ficou lotado para a abertura oficial da programação do CLIC 2012. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes para discutir “O Brasil que não é da América Latina”. A mesa, mediada pelo turismólogo, guia turístico e bacharel em Direito Levi Freire Jr., teve ainda a presença de Raphaela Gonçalves, graduanda em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia (Unama/Pará), e que pesquisa as relações sociais e culturais entre o Brasil e a América Latina e o Prof. Dr. Fábio Castro, do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará.

Levi Freire Jr iniciou a discussão apresentando um panorama geral da América Latina, como a construção de tal denominação, seu contexto histórico e geográfico. Logo após a apresentação de Levi, Raphaela Gonçalves tratou de uma possível “identidade latina” e questões intrínsecas a ela, como a história, as heranças coloniais, aa língua, os tipos de colonização e a forma como se deu a independência, fatores que marcam as diferenças entre os países da América Latina e que explicam o distanciamento entre eles.


“O fato de nós não nos identificarmos com a América Latina é muito por causa da nossa educação" afirmou Raphaela.
Raphaela também afirmou que a integração social entre os países é inexistente devido a estereótipos e falta de iniciativas. Segundo a estudante quando há iniciativas elas são, em geral, privadas ou de cunho acadêmico. Ela ainda destacou que o brasileiro, desde a infância, é apresentado à história europeia, estudando, por exemplo, a Revolução Francesa, porém sai da escola sem ter estudado a história dos seus vizinhos latino-americanos: “O fato de nós não nos identificarmos com a América Latina é muito por causa da nossa educação", afirmou.

Após Raphaela, o Prof. Dr. Fábio Castro falou sobre o fato da relação entre Brasil e outros países da América Latina ser baseada em estereótipos e distanciamentos. Ele explicou que mesmo dentro do país há rivalidades entre os próprios brasileiros, tudo provocado por nosso contexto histórico e tradição colonial que nos faz acreditar que não somos latinos: “A gente não é o que a gente nasce, a gente é o que a história faz da gente”, defendeu o professor.. Expandindo a discussão, Fábio Castro abordou a relação e integração “Brasil – Amazônia”. Segundo o pesquisador, não há um projeto local de desenvolvimento da região e que sua criação seria fundamental, aliada também a uma sociedade civil participativa e uma imprensa que paute o assunto com qualidade e eficiência.

Na foto Raphaela Gonçalves, Levi Freire Jr e Fabio Castro. “A gente não é o que a gente nasce, a gente é o que a história faz da gente”, disse Fábio Castro.


A participação do público foi grande e intensa na discussão apresentada na mesa. Um dos participantes, o estudante de Relações Internacionais, Yago Couto revelou não se sentir de fato um latino americano, se identificando mais com o termo “brasileiro”. Para ele, o Pré CLIC foi esclarecedor: “A palestra foi interessante pra esclarecer justamente essa visão que o Brasil tem da América latina e pra mostrar toda a diversidade que tem no país e as rivalidades dentro do continente”, afirmou.

Ao final a Comissão Organizadora sorteou duas cortesias de passeios de barco oferecidas pela parceira Valeverde Turismo e ainda informou que todos aqueles que participaram do evento devem esperar seus certificados até o dia 18 de março, caso não recebam dentro deste período devem entrar em contato com a comissão através do clic.evento@gmail.com.
_

*Perdeu a primeira prévia do CLIC? Então fique atento e marque logo em sua agenda: o próximo Pré CLIC confirmado será dia 14 de abril, no Espaço São José Liberto, em parceria com o curso de Design de Moda da FAP/Estácio. O encontro será uma discussão sobre moda, cultura, identidade e estética contemporânea, não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...